25 de junho de 2010

O mito em números




Depois de um ano da morte de Michael Jackson, sua presença ainda é intensa em todos os tipos de mídia. Poucos artistas no mundo tiveram tanto controle sobre seu próprio legado como Michael; seu documentário póstumo, This is it, mostrou o quanto ele dominava sua própria criação.


Fora especulações conspiratórias, muito pouco resta a ser revelado de sua vida musical. Ao contrário de alguns artistas, não existem baús com raridades, gravações escondidas e outros tipos de especulações sonoras. Jackson foi o próprio espírito do pop, totalmente exposto e personificado.


Nesta era digital, vale uma pequena tradução de Michael em números:

 - Ganhou 13 prêmios Grammy, oito deles e um só ano: 1984. Passou 45 dos seus 50 anos como músico profissional; sua primeira aparição no placo foi aos cinco anos.

- Teve 47 singles que apareceram na parada principal da Billboard e 13 singles que chegaram ao número Nº 1.

- O disco Thriller passou 37 semanas no topo das paradas.

- Vendeu mais de 750 milhões de discos pelo mundo.

- Entre 1988-1989, foi o cantor que mais faturou no mundo, ganhando 125 milhões de dólares.

- Recebeu 1.5 milhões de dólares de um acordo com a Pepsi-Cola Company, em função de queimar seu cabelo durante um comercial. Doou o dinheiro para a fundação Michael Jackson Burn Center.

- Gastou 47.5 milhões de dólares comprando o catálogo de músicas dos Beatles.

- Em 1987-89, a tour Bad quebrou vários recordes: 123 shows e um público total de 4.4 milhões de pessoas, gerando 125 milhões de dólares.

- Neverland Ranch tinha 2.700 acres e foi comprada em 1988 por 17 milhões de dólares. Seu valor é estimado em mais de 100 milhões de dólares. A propriedade está hipotecada e Jackson tinha apenas uma pequena parte.

- Acredita-se que ele tenha doado um total de 300 milhões de dólares para obras de caridade.

- Em 2005, foi inocentado, num julgamento que durou 5 meses, de 7 acusações de abuso sexual de crianças

- This is it, de 2009, teria 50 shows e já tinha gerado 85 milhões de dólares pelos ingressos já vendidos. 

- Suas dívidas são coisa do passado. A revista Billboard estima que ele tenha faturado 1 bilhão de dólares depois de morto, sendo 400 milhões pelos direitos do filme This Is It, que mostra ensaios para a turnê que não aconteceu, e 383 milhões pela venda de álbuns.

- A notícia de sua morte mexeu com a internet de tal forma derrubou os servidores do Twitter e até sua morte ser confirmada dominou nove dos 10 tópicos de discussão do dia. 

- A velocidade média de download em sites de notícias dobrou de menos de quatro segundo para quase nove segundos.

No dia 7 de julho de 2009 foi feito um memorial e funeral para o cantor nos Estados Unidos. Exibido nos canais de todo o mundo, foi uma das maiores audiências já vistas em todos os tempos. Além disso é sinônimo de uma época em que o sucesso de um artista era medido em discos vendidos - uma era que metaforicamente morre junto com ele.


Michael Jackson deixou três filhos, uma legião de fãs órfãos e um patrimônio incalculável para a Cultura POP.



Fonte
Edição: Lena

Nenhum comentário: