26 de julho de 2010

Babies & Books



Ler para um bebê que ainda não fala nem entende o que é falado pode parecer perda de tempo, mas diversos estudos mostram que, a longo prazo, a prática pode beneficiar o desempenho escolar. Além de adquirir gosto pela leitura, as crianças que têm contato com livros desde o berço chegam ao ensino fundamental com vocabulário mais rico e maior capacidade de compreensão e de manter a atenção nos estudos.

Para ajudar na escolha do título mais adequado para cada idade e no desafio de manter as crianças pequenas entretidas, o Instituto Alfa e Beto (IAB) apresenta na próxima Bienal do Livro de São Paulo a Biblioteca do Bebê. Além de vários livros divididos por faixa etária, o local terá voluntários que ensinarão aos pais técnicas de leitura. As principais dicas estão reunidas em uma cartilha que será distribuída aos visitantes.

Não se trata de ler um conto de fadas para um bebê com menos de um ano. Os primeiros livros devem ter apenas imagens e o tempo para folheá-los deve ser breve. Durante a bienal, serão apresentados estudos que relacionam a leitura precoce a um maior desenvolvimento da linguagem. Um desses estudos mostra que as crianças de três anos que possuem o hábito de leitura em família apresentam, aos dez, desempenho escolar superior ao daquelas que não leem com frequência.

O importante é ler com regularidade, de preferência todos os dias, e tornar a experiência agradável. Os pais devem usar as imagens do livros como base para iniciar uma conversa com a criança. Fazer perguntas sobre a figura ou sobre a história. Não se limitar a ler as palavras e virar a página.

A interação com os adultos é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e o aprendizado se dá pela imitação. Mas a linguagem oral tem um vocabulário restrito e uma sintaxe simplificada. O livro, por mais simples que seja, obedece as regras da linguagem escrita, que é a mesma que a criança vai encontrar na escola.

Se o vocabulário é o tijolo do pensamento a sintaxe é a argamassa. Quanto maior o vocabulário e mais articulada a sintaxe, mais temos sobre o que pensar. Essa maior capacidade de raciocínio e compreensão favorece tanto o desempenho em disciplinas como português e matemática como nas demais.

A capacidade de se manter focada em uma atividade também é beneficiada pelo hábito de leitura. Quando assistimos à TV ou usamos o computador, a tecnologia prende nossa atenção. Já quando lemos um livro, precisamos fazer esse trabalho sozinhos.

O IAB vai lançar na bienal um guia com uma proposta ambiciosa: "Os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola". Isso dá uma média de dois livros por semana entre 0 e 6 anos.

Quem quiser cumprir a meta não pode perder tempo!


Autoria: Karina Toledo
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