26 de agosto de 2010

McGourmet


"Alguma coisa está fora da ordem", já cantou um dia Caetano Veloso. Essa máxima vale também para a gastronomia. Foi-se o tempo, por exemplo, em que o McDonald's era apenas a cadeia de fast-food mais famosa do mundo, conhecida por seus sandubas perfeitinhos e pelas batatas-fritas mais sequinhas e crocantes do mercado. Chamado carinhosamente de "Mac", são poucos os que não se libertam vez ou outra para devorar os lanches com sabor de infância e culpa de adulto.

Nem só de pressa, no entanto, vive o logo de arcos dourados e fundo vermelho, o símbolo maior da obesidade norte-americana, imortalizado pelo documentário "Super Size Me". O inusitado McGourmet surgiu de uma iniciativa brasileira, em 2005, com uma finalidade estratégica de marketing para melhorar a imagem da lanchonete, convidando jornalistas e nutricionistas para uma degustação a fim de destacar a qualidade dos ingredientes servidos no "vapt-vupt".

Para elaborar o menu, foi chamada a chef Maria Luiza Ctenas, que se utilizou da técnica da gastronomia molecular de Ferran Adrià, criando pratos pra lá de imaginativos e surpreendentes como: maçãs caramelizadas com queijo cheddar, ceviche de McFish regado a sorvete de maionese, salada de folhas com queijo e espuma picante de Fanta Laranja, barreado de Big Tasty com farofa de banana, moqueca de McFish em folha de tomate, espetinhos de McNuggets com redução de Coca-cola, entre outras curiosidades.

O resultado fez tanto sucesso que, atualmente, uma média de 30 jantares do tipo são promovidos por ano, para grupos fechados, sempre acompanhados de harmonização de vinhos selecionados por um sommelier. A chef já garantiu, em declaração à imprensa, que todos os ingredientes utilizados fazem parte do cardápio regular do lugar, sem tirar nem por.

Para completar o espírito da proposta, só faltava ver o Sr. Ronald substituir o usual traje de palhaço por um elegante fraque. Aí sim, seria um verdadeiro episódio de "Além da Imaginação".


Autor: Malu Porto



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