27 de setembro de 2010

Os aviadores Ray-Ban



Nos anos 20, após a Primeira Guerra Mundial, a indústria de aviões, que primava pela construção de aeronaves modernas e capazes de alcançar altitudes impressionantes para a época, crescia de forma constante. Os pilotos eram prejudicados pela claridade excessiva do sol sobre as nuvens e sofriam distorções visuais.

A força aérea dos Estados Unidos encomendou a Baush & Lomb (empresa ótica americana fundada em 1849), lentes especiais para combater os danos criados pelos raios UV. Foram cerca de dez anos de pesquisas, mas finalmente foram criadas as lentes verdes de cristal especial capaz de refletir e bloquear um alto nível de luz solar, além de proteger contra os raios ultravioletas e infravermelhos.

O design foi inspirado nas primeiras máscaras criadas para pilotos de avião. Eles queriam algo que fornecesse a mesma proteção dos óculos de vôo, mas sem o mesmo peso e tamanho. Foi batizado como Anti-Glare Aviator e somente em 1937 passou a ser chamado de Ray-Ban (do inglês Ray-Banner ou Raios Banidos), ganhou armação dourada e imediatamente virou sucesso nas ruas do mundo inteiro. Com lentes verdes de cristal especial, eles refletiam e bloqueavam um alto percentual de luz visível como também os raios ultravioleta e infravermelho. Os óculos ganharam o apelido de "sombra do piloto".

Após mais de 70 anos, esses óculos de sol mantêm a popularidade e o mesmo modelo que os aviadores usavam em 1936. Ele é o queridinho e tem sido par constante das celebridades mais fashions e antenadas. Esse tipo de óculos agrada muito, porque tem uma característica que faz toda a diferença: é versátil e cai bem em qualquer formato de rosto.

Lembre-se de Kate Hudson no filme “Quase famosos”. Tom Cruise em “Top gun – ases indomáveis”. Brad Pitt em “Clube da luta”. Leonardo DiCaprio em “O aviador”. São óculos escuros eterna e universalmente modernos, que, de imediato, trazem consigo um fator elegante.

O aviador clássico é o da Ray-Ban, porém quase todo estilista, a preços diversos, fabrica uma boa versão. Carregado de estilo, traz uma sensação de liberdade, independência e audácia.

Curiosidades:

1 – A Ray-Ban pode ser considerada a dona dos dois mais populares modelos de óculos do mundo. O primeiro deles seria o Ray-Ban Aviator, seguido pelo Ray-Ban Wayfarer, com moldura de plástico, muito usado nos anos 60 (Kennedy, Bob Dylan) e 80 (Tom Cruise, Madonna). Muita gente famosa usa esse modelo até hoje, incluindo Jack Nicholson.
2 – Pode-se dizer também que os dois modelos foram os mais falsificados da história dos óculos.
3 – Um Ray-Ban Aviator original custa em média 200 dólares.
4 – O General-de-Exército Douglas MacArthur comandou os aliados na Guerra do Pacífico, crucial para definição da II Guerra Mundial, foi o primeiro militar de alta patente a adotar o Aviator. Casca grossa, MacArthur não era de obedecer ninguém. Foi despedido pelo Presidente dos EUA em 1951.
5 – A Bausch & Lomb já era uma empresa bem antiga quando lançou o Ray-Ban. Ela tinha sido fundada nos EUA em 1853 por dois imigrantes alemães, John Jacob Bausch e Henry Lomb.


Nenhum comentário: