28 de novembro de 2010

Como proteger nossos filhos



A relação familiar está cada vez mais degradada. Pais, filhos, maridos e esposas estão cada vez mais distantes. Ninguém vive mais sem internet, celular, TV por assinatura e todos os demais meios modernos de comunicação. As pessoas hoje ignoram o método mais eficiente de contato: o olho no olho, as expressões, gestos e demonstrações de sentimento e afetividade.

Atualmente, não é raro ver colegas de trabalho em uma mesma mesa se comunicando pelo messenger. Da mesma forma, pais, filhos, maridos e esposas preferem, no pouco tempo de convívio familiar, estar conectados a telefones e computadores. Estão mais acostumados a assistir programas pouco educativos do que ao convívio afetivo com a família, a acompanhar a vida de seus filhos, a ensinar, a trocar experiências, a entender os filhos e a encaminhá-los na vida. Não há formula perfeita, método ou meio infalível de proteger uma criança, mas há diversas formas de acompanhá-la.

Está mais do que visto que as crianças precisam de referências, limites, ensinamentos, congratulações e castigos. A permissividade e a falta de responsabilidade dos pais em relação à criação dos filhos produz uma geração em que vemos jovens de excelentes condições financeiras e sociais se entregando ao tráfico, às drogas, praticando atos de vandalismo e crimes. Nessas horas os pais interferem, porém não para educá-los e conscientizá-los da importância da responsabilidade, mas na tentativa de corromper as autoridades para que seus filhos não sejam punidos e seu fracasso na educação não seja exposto.

Eu converso com minha esposa e temos a mesma convicção de que educar não é uma tarefa fácil. Não bastam 10 ou 15 anos para formar completamente uma pessoa segura e responsável. Entretanto, no momento que nos dispusemos a ter filhos, sabíamos de nossa responsabilidade como pais perante a sociedade e, principalmente, sobre a vida deles. Portanto, para proteger seus filhos de qualquer pessoa que possa lhes fazer mal, basta participar de suas vidas.

Participe das reuniões do colégio, escute seu filho, apoie sempre que possível, seja duro quando necessário, mas acima de tudo, seja sempre justo. Deixe que seu filho saiba exatamente quais são os seus valores, seja transparente, mostre a ele como funciona a sociedade em que vivemos e qual a nossa importância nela, o que podemos fazer para melhorá-la e quais são exatamente nossas obrigações. Além disso, não apoie ou incentive de forma alguma o crime, não deixe de cumprir suas obrigações de cidadão ou cometa algum ato ilícito na frente da criança. Vá com seu filho ao cinema, em vez de aparecer em casa com dezenas de DVDs pirata e jogos eletrônicos.

Claro que é importante dar todos os direitos do mundo a nossos filhos - mas isso só pode acontecer se eles também cumprirem suas obrigações. Os pais precisam entender que é fundamental ensinar o respeito às leis e ao próximo - então, pegar o carro antes de ter sua habilitação de motorista, nem pensar.

Mesmo assim, acredito que uma boa educação, a confiança no relacionamento com os pais, fará com que a própria criança, sem medo, conte a seus responsáveis o que se passa em sua vida. Resumindo, a confiança, o relacionamento, os exemplos, os valores e a credibilidade que seus filhos têm em você e na sua família são a forma mais eficiente e eficaz de protegê-los dos males do mundo.

Alex de Britto

Nenhum comentário: